A Marfrig investiu no Programa de Gestão de Transportadoras (PGT) para aumentar a em eficiência logística. O PGT analisa trimestralmente toda a cadeia logística fornecedora da empresa em quesitos como documentação e condições dos veículos, gestão e saúde dos condutores, indicadores de performance, treinamentos de segurança, manutenção preventiva e corretiva. Com base nesses itens, um sistema de pontuação as classifica com alto, médio e baixo desempenho.
“O programa permitiu que a Marfrig qualificasse as melhores transportadoras e empresas prestadoras de serviço logístico ao longo dos últimos anos. A companhia opera com 160 transportadoras e o PGT nos permite realizar uma cogestão da operação como um todo”, disse Luciano Alves, diretor de Logística da Marfrig.
Com um acompanhamento sobre as condições de manutenção dos transportes que fazem parte da cadeia de suprimentos, a Marfrig também pode avaliar o impacto ambiental causado. O programa avalia, por exemplo, como as empresas realizam o descarte adequado de resíduos, como óleo e pneu, e se esse processo é efetuado por instituições certificadas.
As transportadoras mais bem pontuadas no ranking do PGT são beneficiadas com ações ao longo do ano – como aumento no volume de transportes. Se a mesma empresa apresenta baixa performance por um período sequencial de dois anos, perde o contrato com a companhia.
Desde a implantação do programa, em 2018, houve uma redução de 88% de acidentes com veículos de carga que transportam os produtos da Marfrig. Nos últimos dois anos também não foram registrados acidentes fatais, fruto de ações desenvolvidas para preservar a vida dos motoristas, a sociedade e o meio ambiente.
A segurança e a prevenção de acidentes é um dos fatores determinantes para o programa e, para isso, conta com um grupo de especialistas em segurança viária, especificamente para transporte rodoviário. Quando há um acidente, o grupo realiza estudos sobre as causas e faz planos para disseminar as informações importantes para os transportadores, mostrando o que deve ou não ser feito para que situações semelhantes não se repitam. Uma das exigências criadas pela Marfrig é que o dono da transportadora participe ativamente deste processo, algo que tem influenciado diretamente no sucesso das soluções apontadas para os casos.
A companhia também desenvolveu um processo para mapear todas as estradas que fazem parte das rotas realizadas pelas transportadoras parceiras e apontar quais são os locais aprovados para descanso. A ideia é que as paradas sejam realizadas em locais com a estrutura adequada e que os motoristas não dirijam fora dos horários permitidos.
Além disso, a Marfrig produz e compartilha vídeos sobre prevenção e segurança junto às transportadoras. Melhores práticas como não utilizar o celular, não fumar e não comer enquanto dirigem, assim como não dar caronas, são algumas das orientações.
Sobre o autor